A próxima Visita de Estudo Na Rota do Património, é mais uma acção da U.P.P. inserida nos seus objectivos de promover o conhecimento e a formação cultural, científica e técnica nas diversas áreas do saber e da actividade social.
Pelo 3^o ano consecutivo vamos ao Alentejo e, durante 3 dias, vamos cirandar pelo Norte Alentejano, mais concretamente pelos Municípios de Vila Viçosa, Estremoz, Monforte e Elvas.
A este cirandar está desde logo a palavra ``cultural'' associada, porque vamos conhecer, nas suas diversas vertentes, o riquíssimo património existente. Vamos também encontrar as Gentes do Alentejo para as conhecer e saber o que pensam do presente com os olhos postos no progresso social.
Depois, experimentar a riqueza, os aromas e o prazer da cozinha alentejana é uma vivência tão perfeita que justifica, por si só, a visita à Região.
As Visitas de Estudo da UPP têm correspondido inteiramente ao interesse dos seus participantes e esta 3^a Visita de Estudo ao Alentejo apenas vai confirmar a regra...
Check In na Partida (UPP) 06h.45
Vila Viçosa, terra de Bento de Jesus Caraça e de Florbela Espanca, é uma herança patrimonial extraordinária, não sendo estranho que tenha iniciado o processo conducente à Candidatura de Vila Viçosa a Património da Humanidade.
A visita terá em conta a malha urbana renascentista do casco antigo da Vila, aspecto singular marcante da Candidatura.
Na visita poderá descobrir um planeta vivo e complexo, onde todos os acontecimentos estão interligados. A Terra é um sistema em constante desassossego e lenta evolução, onde tudo acontece de uma forma maravilhosamente simples.
Além da visita de campo a uma pedreira de mármore em laboração, são apresentadas exposições de carácter permanente e temporário:
Monforte, povoação antiga, presenteada por uma bonita paisagem, com o verde da planície salpicado pelo castanho dos sobreiros e azinheiras e pelo branco das moradias, é rica em património histórico e cultural, com inúmeros vestígios Pré- Históricos e da Época Romana.
Único Centro de preservação desta raça autóctone que no passado esteve em vias de extinção, visando a preservação, melhoramento e divulgação deste património vivo Nacional, contribuindo deste modo para a manutenção das características morfológicas, temperamentais e funcionais que a definem, garantindo assim, a sua transmissão a gerações futuras
Trata-se de uma vasta VILLA RUSTICA onde uma decerto poderosa família Romana, os BASÍLII, construíram uma sumptuosa residência, aí se fixando de modo permanente talvez desde o Séc. II até ao Séc. IV da nossa era rodeando-se dos seus servos e amigos, recebendo numerosos convivas e viajantes, e explorando um vasto latifúndio, que incluía lagares, celeiros e outras dependências agrícolas.
Ao entrarmos na Herdade do Perdigão, em Monforte, percebemos que penetramos num oásis do Alentejo. Nas dezenas de hectares da herdade produz-se vinho de qualidade na, provavelmente, maior adega privada da região.
Visita
Jantar Convívio
Momento Musical com Grupo de musica popular Seara Jovem">http://www.searajovem.com.
A cidade Elvas bem conhecida como zona de passagem, reserva muitas surpresas a quem a sabe olhar como destino e se deixa seduzir pela história que evoca a cada passo.
Nada melhor que o auto-comboio para, em visita guiada, conhecer os principais expoentes da monumentalidade do centro histórico de Elvas:
Almoço Regional: Restaurante TIF TAF, Elvas
Até 4 de Setembro (salvo se os lugares disponíveis não esgotare antes) na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso,167, 1^o, Porto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14h.30 às 18h.30 (fechado em Agosto). Telefone: 226098641 Fax: 226004335
Suplemento de Quarto Single: 32,00 euros