O papel evolutivo da abstracção e as necessidades práticas que conduziram à Matemática. Bases de numeração. Matemática egípcia e matemática babilónica. Os gregos, a importância de um bom argumento e o papel democrático das demonstrações.
Qual o carácter ontológico dos objectos de estudo da matemática? São reais ou imaginários? Ambas as posições acarretam sérias dificuldades. Se existem, onde estão? Se são imaginários, como é então possível que a Matemática seja tão eficaz na descrição do real e na previsão da existência de fenómenos previamente desconhecidos? Estas serão algumas das questões abordadas nesta sessão, onde será indicada uma possível resposta.
Sobre a Natureza dos Objectos Matemáticos
O objectivo desta sessão é dar exemplos do uso da Matemática na sociedade contemporânea, usos esses que passam, a grande maior parte das vezes, completamente despercebidos.
Preço: 20,00 euros
Desconto de 20% aos sócios individuais. e sócios dos sócios colectivos.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa suscitou, e suscita, rea(c)ções e sentimentos diversos. Independente- mente da posição de cada um em rela- ção ao acordo, pretende-se, neste curso, refle(c)tir sobre a relação entre as línguas e as escritas ao longo dos tempos no sentido de desdramatizar as mudanças e reduzir o Acordo Ortográfi- co àquilo que ele é de facto: um acordo.
Os participantes serão convidados a realizar alguns trabalhos práticos.
Inscrições na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso,167, 1^o, Porto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h.30. Telefone: 226098641 Fax: 226004335
Universidade Popular do Porto 2010-07-09