Foi em 2007, no último fim-de-semana de Setembro, que iniciamos este cirandar anual pelo Alentejo!
Pois é! Pelo quinto ano consecutivo vamos ao Alentejo para, durante 3 dias, cirandar pelo Grande Lago do Alqueva, por Alvito, Vila marcadamente Manuelina, e pela Vidigueira, Vila dos Gamas.
Como sempre, neste cirandar vamos conhecer, nas suas diversas vertentes, o riquíssimo património existente. Vamos também encontrar as Gentes do Alentejo para as conhecer melhor e saber o que pensam do passado e presente com os olhos postos no futuro.
Depois, vamos experimentar a riqueza, os aromas e o prazer da cozinha alentejana. Esta é uma vivência tão perfeita que justifica, por si só, a visita à Região.
E, não esqueça!
Nos anos anteriores os lugares esgotaram rapidamente e, este ano há menos lugares disponíveis. Assim, o melhor é inscrever-se já! Depois pode ser tarde?
A terminar, repetimos a sugestão dos anos anteriores: Seja alentejano por 3 dias!
A Barragem do Alqueva, a maior barragem de Portugal e o maior espelho de água artificial da Europa (250 km2 de superfície; 83 km de comprimento; 1160 km de margens), transfigurou por completo a paisagem do Alentejo. As terras do Grande Lago oferecem ao visitante sensações únicas. Na calma serena de uma nova paisagem alagada de vida, as memórias fundem-se em novos caminhos.
O almoço no Restaurante Panorâmico da Amieira Marina (Alqueva) permite-nos poisar o olhar nas águas mansas, rendilhadas por inúmeras ilhas e longos braços, do grande lago.
O CRUZEIRO DE BARCO leva-nos a descobrir o casario branco das aldeias ribeirinhas como Alqueva, Amieira e Estrela, a horizontalidade da planície alentejana, as cores das searas, o azul forte do lago, as manchas de olival e de vinha.
A vila como que se desenvolve ao redor do seu bonito Castelo, do século XV. O Castelo é o coração da comunidade e o maior símbolo de soberania, do qual sobressai a arquitectura Manuelina que influenciou casas e demais recantos da vila.
Conhecida como uma vila marcadamente Manuelina, aqui se pode encontrar a maior concentração de portais manuelinos de todo o baixo Alentejo, curiosas entradas reais em casa modestas, a Ermida de S. Sebastião e a bela Igreja Matriz com os seus fantásticos frescos.
Numa paisagem de encantos e recantos, de odores e sabores, propomo-nos conhecer a Vidigueira e a Vila dos Frades.
Partindo do Museu Municipal, a rota ?No condado dos Gamas? leva-nos a cirandar, numa visita guiada e comentada, pelo património pleno de memórias e história, designadamente a Ermida de S. Rafael, a Quinta do Carmo (antigo convento carmelita), as Torre de Menagem e do Relógio, o exterior da casa do escritor Fialho de Almeida e a villa romana de S. Cucufate.
A villa romana de S. Cucufate é considerada a ``melhor residência rural romana em Portugal''. A região de S. Cucufate foi ocupada por volta do IV ou III milénio a.C. Não se sabe precisar a data em que a primeira comunidade de frades se instalou nas ruínas da antiga quinta romana.
Incluindo: Transporte em autocarro; Cruzeiro no Alqueva; Pensão completa, excepto o PA do 1o e o jantar do último dia; Visitas indicadas no programa; Alojamento em quarto duplo na Residencial Santa Clara, Vidigueira; e Seguro de Ac. Pessoais.
Não dispensa a consulta das Condições de Participação.