Fórum Social Português - processo de organização
Está em processo de organização o Fórum Social Português que pretende ser um grande encontro, à escala nacional, das organizações e movimentos sociais que consideram que um outro mundo mais pacífico, justo, solidário e sustentável é não apenas necessário, mas possível.
Convocado para Junho deste ano, realizar-se-á em Lisboa e reflectirá as ideias, experiências e problemas do movimento social português.
À semelhança do Fórum Social Mundial de Porto Alegre ou do Fórum Social Europeu, realizado em Florença, será um evento onde confluirão, em múltiplos debates, encontros, conferências, oficinas e mostras/exposições, as diferentes redes e organizações que condenam as orientações políticas, económicas, sociais, culturais e ambientais do neoliberalismo, que conduzem à guerra, ao racismo, à xenofobia, ao sexismo, à homofobia, à pobreza, à exclusão social e à injustiça.
Pretende-se que o Fórum disponha de uma alargada oferta de participação cultural e animação de rua, e seja encerrado por uma grande manifestação que evidencie, com criatividade e imaginação, as razões de quantos e quantas se opõem às políticas que vêm globalizando as desigualdades sociais e a lógica de guerra.
O processo que conduzirá ao Fórum Social Português iniciou-se em Maio do ano passado, num plenário realizado em Lisboa, que reuniu diversos movimentos e associações.
Posteriormente, em Setembro, 80 destas organizações aprovaram em Coimbra uma declaração comum, onde assumiram o compromisso de realizar o Fórum Social Português, em Junho de 2003.
Em 11 de Janeiro deste ano, realizou-se no Porto um terceiro plenário de preparação, que reuniu uma centena de organizações e movimentos de quase todo o país. Foi então decidido que o Fórum ocorrerá em Lisboa entre 7 e 10 de Junho e será constituído por conferências, oficinas, mesas de diálogo e controvérsia, encontros, exposições, bancas e eventos culturais. O programa será desenvolvido em torno das seguintes grandes áreas temáticas:
-Democracia, Cidadania, Direitos e Serviços Públicos;
-Trabalho, Economia, Globalização e Desenvolvimento Sustentável;
-Defesa e Promoção da Paz e da Solidariedade e Luta Contra a Guerra
O processo de preparação do Fórum pode ser acompanhado pela página da Internet www.forumsocialportugues.org, que contém as conclusões dos plenários e reuniões dos grupos de trabalho realizados, documentos explicativos, o calendário das iniciativas preparatórias e acesso às listas de discussão, que pretendem ser, entre plenários, um instrumento de trabalho na construção do Fórum.
Neste período está em desenvolvimento o processo de alargamento do número de organizações participantes e de apresentação de propostas de oficinas e de outras iniciativas a realizar durante o Fórum, de forma a que este reflicta tanto quanto possível a realidade e diversidade do movimento social português, dos seus problemas e intervenção.
Neste sentido, a Universidade Popular do Porto organizou no dia 15 de Janeiro um debate "Os Fóruns Sociais: de Porto Alegre a Portugal - enraizar os Fóruns Socais na realidade local", no Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Seguros. Outras realizações irão ter lugar à escala regional para divulgação e organização do Fórum.
Durante os dias em que decorrerá o Fórum, a UPP propõe-se dinamizar, em parcerias com outras organizações, oficinas sobre as seguintes temáticas:
- O desenvolvimento do movimento pelo direito à educação ao longo da vida e
as suas práticas
- A produção cultural popular hoje
- As novas tecnologias de informação ao serviço do movimento social
- A utilização das tecnologias de informação como um direito: o papel do software livre
A UPP está, ainda, empenhada em contribuir para a realização de iniciativas sobre diversas problemáticas, nomeadamente, a da Imigração em Portugal.
voltar a fsp