A UPP e a educação ao longo da vida
O Instituto Português da Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, teve a decorrer programas que visam a formação profissional dos jovens, com uma vertente prática de estágios em instituições.
A Universidade Popular do Porto candidatou-se como entidade de enquadramento ao programa "Agir", no curso de Qualificação e Inserção Profissional de Jovens Quadros Superiores, que tem como objectivo "formar profissionais qualificados e competentes que venham a contribuir para o desenvolvimento das suas regiões".
A Universidade Popular do Porto apresentou dois projectos no âmbito do programa "Agir":
- "A UPP e a educação ao longo da vida - uma resposta a novos desafios"
Este projecto tem como objectivos o reforço da intervenção cultural da UPP no âmbito da educação ao longo da vida, tendo em conta o reconhecimento da importância crescente do papel que esta pode desempenhar no aumento da capacidade de cada um percepcionar o mundo, questionar a realidade social e desenvolver o espírito crítico, consciencializando o papel do homem na transformação e na mudança social.
O objectivo deste projecto é aumentar a divulgação e promoção das actividades da UPP, dando-lhes maior visibilidade e alargando o número dos que dela têm conhecimento, assim como a criação de um gabinete de relações públicas que permita um maior incremento dos contactos com a comunicação social.
Tendo em conta que apenas foi possível a colocação de um jovem licenciado, com o acordo de todas as partes envolvidas procedeu-se a uma fusão dos dois projectos.
É também de referir que a Universidade Popular do Porto tem sido abrangida nos últimos anos por um outro programa do Instituto Português da Juventude - "Jovens Voluntários para a Solidariedade".