Óscar Lopes       

Na senda do sentido

Embora tenha vindo a privilegiar como áreas de estudo principais a Literatura e a Linguística, a obra de Oscar Lopes abrange um vastíssimo leque de interesses e tem, inquestionavelmente, um papel determinante no devir da Cultura Portuguesa ao longo da segunda metade do século XX.

Da historiografia literária aos estudos linguísticos, mas sem esgotar-se nestes dois campos, e através de uma vastíssima produção ensaística e crítica, Óscar Lopes tem produzido uma obra multifacetada, na qual, a par desses interesses principais, encontramos a presença de saberes diversificados, indo, por exemplo, da filosofia à astrofísica, da biologia à antropologia, das artes plásticas à música...

Como se conjugam saberes tão diversos? Talvez o próprio Óscar Lopes tenha respondido a esta questão com a melhor síntese possível ao dar a um dos seus livros o título de A Busca de Sentido, porquanto essa busca define o grande traço de união entre as várias áreas de trabalho que lhe interessam.

Todavia, sente-se a urgência de uma reflexão ampla sobre a obra de Óscar Lopes, aglutinando contribuições das diversas áreas do saber nela contempladas e susceptível de proporcionar uma apreciação abrangente do trabalho deste investigador, pelo que se contemplam as seguintes iniciativas:

- Reunião e publicação em volume de um conjunto de ensaios, a solicitar a investigadores de áreas diversificadas (Estudos Literários, Estudos Linguísticos, Ciências Sociais, entre outras), incidindo nos vários campos contemplados na obra de Óscar Lopes;

- Apresentação pública desse trabalho, a qual será acompanhada de debates em torno da obra do escritor.


Armando de Castro
Ruy Luís Gomes




página inicial