Mais Vale Prevenir que Remediar...
Constatada a reduzida formação/informação por parte de diversos dirigentes, técnicos e animadores de colectividades e associações locais sobre a problemática das toxicodependências e o importante papel que podem desempenhar na sua prevenção, a Universidade Popular do Porto encontra-se a dinamizar, no âmbito do Projecto Vida, um projecto de intervenção "mais vale prevenir que remediar...".
a sensibilização e formação de dirigentes e activistas de associações locais e a actualização e formação contínua de técnicos com intervenção na comunidade e com grupos de risco;
aumentar a capacidade destes identificarem e contribuírem para a diminuição de factores de risco na comunidade, para o combate à exclusão social e para a prevenção das recaídas.
- Curso de formação "Drogas, mitos e realidades"
- Seminários para dirigentes e activistas de colectividades de diferentes freguesias do Porto
- Massarelos
- Lordelo
- Campanhã
- um curso de 12 horas, especialmente dirigido a jovens, organizado em colaboração com a Federação das Colectividades do Porto.
- seis Seminários de âmbito concelhio, em concelhos da área metropolitana do Porto.
- um Curso "Prevenção das Recaídas", com duração de 12 horas, que sendo dirigido aos agentes com intervenção local, terá igualmente uma vertente de ligação às colectividades e ao papel que estas podem desempenhar.
- Umas Jornadas, com painéis temáticos e intervenção de especialistas, dirigidas a membros de colectividades e associações locais, professores, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de saúde, famílias, téccnicos e outros agentes de prevenção, assumidas como iniciativa de formação, de balanço do projecto desenvolvido ao longo dos três anos e de perspectivação da continuação da intervenção neste âmbito.