Permite-se aos títulos dos jornais uma certa 'liberdade gramatical',
como a ausência de verbo em "Cinco reforços no arranque do dragão"
(JN, 08/07/09:1). Mas há limites. Neste título, a palavra 'dragão'
deveria ser escrita com maiúscula inicial, por referir não o animal
mitológico, mas uma entidade pública, como em outros títulos na mesma
página. É destas e de outras coisas ligadas à língua que trataremos
neste curso. Para cada caso, serão descritos os padrões linguísticos
do Português postos em causa.
Identificar, conhecer, reconhecer e inventar os tempos e os espaços
das transformações ocorridas, nos últimos 200 anos, para compreender a
cidade hoje.
A pintura é a mais bela de todas as artes. Uma arte completa que
resume todas as outras. Aprendemos primeiro a desenhar e depois a
pintar; a cor é apenas um acessório. As cores e as formas da pintura
podem transmitir um estado de espírito, a ideia de um motivo, sem
sugerir concretamente esse motivo. Análise intencional, partilha de
conhecimentos e projectos. Isto resume a aprendizagem dos Cursos de
Desenho e Pintura.
Pretende-se fazer uma abordagem de conceitos físicos, a partir da
exploração de textos poéticos onde os referidos conceitos emergem de
forma explícita ou implícita. O curso não tem, nem pode ter, a
pretensão de desenvolver em pormenor conteúdos da Física nem tão pouco
de os abordar através de um formalismo matemático elaborado.
Pretende-se apenas fornecer algumas ?chaves? que possibilitem a
compreensão:
de muitos fenómenos com que nos deparamos quotidianamente
de um processo que levou a Física a desempenhar um papel preponderante no mundo contemporâneo.
O Cinema é uma arte, a sétima. Neste curso procura-se sensibilizar o
olhar o cinema como tal, exibindo e comentando obras decisivas na
evolução desta arte. Antecipando a exibição de um pequeno comentário,
fomenta-se, no final, uma troca de opiniões sobre o que foi passando
no ecran! Aprender a olhar o cinema como Arte e não apenas como
entretenimento!
Os objectivos deste curso são tentar compreender o fenómeno religioso
como um fenómeno social, económico, político e cultural que modelou a
humanidade desde os seus primórdios civilizacionais até aos nossos
dias. Não se pretende discutir as crenças ou atitudes perante o
fenómeno que é subjectivo e como tal deve ser respeitado. Propomos
uma evolução histórica deste fenómeno religioso abordando os
animismos, politeísmos e monoteísmos, bem como outros movimentos
heterodoxos das religiões monoteístas que não satisfazem necessidades
espirituais e, aparentemente, parecem colmatar este eventual vazio.
Quer aprender Inglês?
Quer refrescar os seus conhecimentos para melhor falar e entender quando viajar ou quando navega na Internet?
Perca o medo de falar e/ou pronunciar com erros. Venha conhecer novas pessoas nas mesmas condições e divertir-se aprendendo.
Amélia Sousa / Beatriz Bachá
O Direito e a Vida
Uma abordagem, preferencialmente prática, do direito, muito especialmente do direito civil, por ser aquele que mais de perto diz respeito à grande maioria dos cidadãos e por se presumir, por isso, que é o que mais pode interessar aos potenciais frequentadores deste curso.
Reflexões sobre os diferentes olhares e discursos sobre o fenómeno da
exclusão. Em análise, a diversidade de formas (económica, social,
cultural, patológica e de comportamentos auto-destrutivos) a sua
evolução no decurso da modernidade, as suas expressões actuais e os
mecanismos de integração/ exclusão.
A abordagem à História ?recente? de Portugal (Da Guerra Colonial ao M.F.A e ao 25 de Abril de 1974; Origens do Movimento dos Capitães; O programa do M.F.A ? os 3D; A Revolução ? figuras de destaque; Das eleições livres ao estabelecimento do regime democrático ? a Constituição de 1976; A expressão visual (murais) e sonora (slogans/palavras de ordem) da Liberdade; A descolonização e o nascimento dos PALOP (o (o caso ?especial? de Timor); A evolução da situação da Mulher), articulando com a História Local sempre que possível e com movimentos mais gerais.
O fio condutor das sessões será: A origem e evolução da vida e as paleogeografias no planeta Terra; A evolução da biodiversidade a par da evolução cultural do Homem moderno; A biodiversidade portuguesa; A perda de biodiversidade no mundo nas últimas décadas e perspectivas futuras. Utilizar-se-ão audiovisuais, notícias, etc. e far-se-ão visitas de estudo, a definir, a áreas que são Parques e Reservas Naturais e espaços da Rede Natura 2000.
Num tempo em que tanto se fala em Comunicação, Comunicação Social, Mass media, importa também sobre isto reflectir com um/outro possível modo de ver. Procuraremos, então, fazer a distinção entre as três lógicas comunicacionais dominantes, associadas que estão a três distintas ?visões do mundo?.
Assim, designadamente, abordaremos: Os modelos básicos da comunicação; A Comunicação Representativa; A Comunicação Expressiva; A Comunicação Confusionante; O discurso mensagem/produto.
Inscrições on-line
ou na sede da
UPP, na Rua de Augusto Luso,167, 1^o, Porto, de segunda a sexta-feira,
das 10 às 13h e das 14h.30 às 18h.30. Telefone: 226098641 Fax: 226004335
A participação nos cursos não se restringe a um conjunto de aulas
teóricas mas abre um espaço de participação em cursos, debates,
visitas de estudo e actividades diversas, de acordo com os interesses
e motivação de cada um.