No dia 2 novembro, quinta feira, às 18h00, realiza-se na UPP - Universidade Popular do Porto uma conferência sobre "A Guerra, as Bactérias e a Água" com Adriano Bordalo e Sá, Professor Catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS, Diretor do Departamento de Estudo das Populações e Membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático - Biologia e Ecologia.
A guerra é um acto político, cujos objectivos são atingidos por meios violentos, sendo desencadeada pelos mais diversos motivos. No mundo, cada pessoa dispõe, para satisfazer as diferentes necessidades, entre 20 e 1000 litros de água por dia, uma diferença gritante entre os mais pobres e os mais ricos. Sem água em quantidade, mas também, sem qualidade, as doenças espreitam. Numa situação de conflito, como nos trágicos eventos na Palestina, centenas de milhares de pessoas nem 5 litros conseguem obter, dia após dia. As condições higiénicas e sanitárias degradam-se. Bactérias, vírus e parasitas encontram terreno fértil para proliferarem, tornando ainda mais miserável a vida das fragilizadas populações afectadas, as vítimas de sempre.
A participação é livre e pode ser presencial na UPP e por videoconferência. Para a participação online deve ser feita inscrição prévia com envio de email para secretaria@upp.pt, para envio dos dados de acesso.
PARTICIPE