45 ANOS DA UPP - EXPOSIÇÃO E CONFERÊNCIA - 29 DE JUNHO

No âmbito das comemorações dos 45 anos da UPP, realizam-se no próximo dia 29 de Junho, sábado, duas importantes iniciativas que, refletindo sobre a obra realizada, visam projetar um futuro ainda mais ativo da UPP:

- Abertura da Exposição "45 anos - 45 painéis", às 15h00

- Conferência: " Contributos para conhecer a história da UPP, às 16H00" com

***** António Laúndes - Sociólogo, professor da UPP, participante em diversos grupos de estudo-investigação, antigo dirigente da UPP

***** Sérgio Vinagre- Médico, Presidente da Direção da UPP

***** Vitor Ranita- Metalúrgico, ex-dirigente sindical dos metalúrgicos, da União dos Sindicatos do Porto e da CGTP, sócio fundador da UPP, ex- Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UPP.

Participação livre (Para participação por videoconferência deve ser enviado nome e email para secretaria@upp.pt)

Estas duas importantes iniciativas antecedem o Convívio de Verão e a festa de encerramento do ano letivo que ocorrerão nesse mesmo dia no jardim da UPP a partir das 19H00, com churrasco e animação musical, e que foram anunciado separadamente. São iniciativas distintas mas que reforçam no seu conjunto a vida da UPP.

PARTICIPE!

INSCRIÇÕES ABERTAS NA UPP PARA OS CURSOS LIVRES DIURNOS DE 2024/2025

Conforme se pode verificar na relação dos cursos livres no cartaz e no folheto anexos, a UPP - Universidade Popular do Porto oferece no novo ano letivo de 2024/2025 um diversificado conjunto de cursos, para já um total de 23 cursos.

O novo ano vai iniciar-se com a abertura das aulas a 16 de setembro de 2024 e encerrará a 18 de julho de 2025, com os períodos de férias de Natal, Carnaval e Páscoa iguais ao do calendário escolar público.

Todos os cursos resultam da disponibilidade demonstrada por orientadores/professores voluntários, cujo contributo qualificado é fundamental para a atividade da UPP e em particular para a já muito reconhecida qualidade dos seus cursos.

Todos os cursos são ministrados nas salas da UPP em condições de conforto e de adequado material didático e eletrónico de apoio. Nos cursos em que tal é possível, as aulas são também partilhadas por videoconferência, permitindo a participação de alunos em locais distantes.

Na UPP o acesso ao conhecimento e o gosto de conhecer andam sempre de mãos dadas. Local de aprendizagem e de convívio, em que todos participam no ato de dar e receber cultura e afetos, a UPP é um projeto de enriquecimento da vida cultural e social de cada um e de todos.

As inscrições estão abertas.

No folheto anexo, além da relação dos cursos para já disponíveis, pode ler-se uma pequena sinopse de cada um desses cursos e o respetivo mapa dos horários.

Para mais informações, contacte a secretaria da UPP (Tel. 226098641 - Email secretaria@upp.pt)

INSCREVA-SE E TRAGA OUTRO AMIGO TAMBÉM!

CONVÍVIO DE VERÃO E FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NO JARDIM DA UPP EM 29 DE JUNHO

O convívio de Verão de 2024 da UPP, que integra este ano o festejo do encerramento do ano letivo, realiza-se no jardim da UPP no sábado dia 29 de Junho.

Depois da abertura de uma exposição e dum debate sobre os 45 anos da UPP, que ocorrerão durante a tarde e que serão anunciados em separado, os convivas, alunos e amigos da UPP, desfrutarão, às 19h00, de um jantar convívio - churrasquinho e, a partir das 21h00, de animação musical com

- Angelo Santos (clarinete) e Eduardo Baltar Soares (guitarra)

e os grupos

- Cantares da Terra

- Cavaquinhos da UPP

- e Mulheres do Minho

10 upp, inclui o jantar
Lotação limitada. Inscrições prévias na secretaria
T: 226098641 • secretaria@upp.pt

JOÃO PEDRO MÉSSEDER NA UPP EM 26 DE JUNHO - DOIS LIVROS SOBRE A REVOLUÇÃO DE ABRIL

A UPP - Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a apresentação de dois livros de João Pedro Mésseder na UPP no dia 26 de Junho, quarta-feira, às 18h00, com a presença do autor.

De “Romance do 25 de Abril” a “Dos abris pequenos ao Abril grande”

Nos 50 anos de Abril, uma pequena viagem audiovisual por dois livros ilustrados para todos (e para os mais novos também). Uma viagem com leituras e com uma reflexão sobre o modo como os livros foram concebidos e escritos.

João Pedro Mésseder (pseudónimo de José António Gomes) é autor de livros de poesia, de crónicas e de obras infanto-juvenis, vários deles premiados.

A sessão decorrerá na UPP - Universidade Popular do Porto na Rua da Boavista, 736 - Porto.

A UPP e o autor apreciariam a sua participação presencial. Mas, se desejar participar por videoconferência, solicite os dados de acesso com envio de email a secretaria@upp.pt

PARTICIPE!

Data: 
Quarta, Junho 26, 2024 - 18:00

2ª EDIÇÃO DA VISITA DE ESTUDO “3 DIAS NO ALENTEJO” JÁ TEM DATA PREVISTA

Estão confirmados mais dois êxitos das visitas de estudo da UPP:
a visita a “PENICHE”, no dia 22 de junho, e a visita “3 DIAS NO ALENTEJO 2024”, em 26, 27 e 28 de setembro, estão esgotadas!

A “Lista de Espera” para hipotéticas desistências é longa e sabemos que outros interessados nela não se inscreveram por considerarem que um número tão largo de suplentes impede a sua chamada.

Entretanto, surgiram apelos à realização de uma 2ª Edição destas duas Visitas de Estudo.

Estamos a avaliar esta possibilidade. A sua concretização dependerá da existência de condições logísticas e do número mínimo de 45 inscritos em cada uma.

Desde já, está definida a data para a 2ª versão da Visita de Estudo ao Alentejo: 03, 04 e 05 de outubro.

Assim, APELAMOS a que, caso tenha interesse em participar, nos comunique o mais rapidamente possível.

Consulte o folheto da visita de estudo “3 Dias no Alentejo – 2ª edição".

VISITA DE ESTUDO "3 DIAS NO ALENTEJO 2024" - 26, 27 e 28 DE SETEMBRO

A 17ª Visita de Estudo da UPP ao Alentejo “3 DIAS NO ALENTEJO 2024” vai realizar-se em 26, 27 e 28 de SETEMBRO (Quinta, Sexta e Sábado).

Cirandando pelos caminhos do PATRIMÓNIO, dos SÍTIOS e das GENTES, da BELEZA NATURAL e dos SABORES e AROMAS, os visitantes encantar-se-ão com a alma alentejana de:

MARVÃO... De Marvão vê-se a terra toda (disse Saramago)

AMMAIA... A cidade que foi engolida pela terra

CÁCERES... A cidade medieval mágica

MALPARTIDA... A natureza em estado puro

CARTELO DE VIDE... A Sintra do Alentejo (designação atribuída a D. Pedro V)

Consulte o Programa no folheto anexo.

E, não esqueça! Nos anos anteriores os lugares esgotaram rapidamente... Depois pode ser tarde… Assim, o melhor é inscrever-se já!

CONFERÊNCIA COM FREDERICO CARVALHO - 28 DE MAIO

No dia 28 de Maio, terça-feira, às 18h00, realiza-se na UPP - Universidade Popular do Porto uma conferência com o Prof. Frederico Carvalho sobre "O CONFRONTO ATUAL SOBRE OS CAMINHOS DA PAZ E DA GUERRA - OLHAR SOBRE UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO".

A participação é livre, presencialmente na sede da UPP, Rua da Boavista, 736 - Porto, e por videoconferência (neste caso deve ser feita inscrição prévia com envio de email para secretaria@upp.pt

Portugal e a NATO: a contradição insolúvel entre uma Constituição progressista e uma governação submissa. A Humanidade e a ameaça nuclear: do desanuviamento à confrontação. Riscos conhecidos e riscos mal conhecidos. A informação como arma ao serviço do negócio da guerra. A ameaça climática e a guerra. A Paz como necessidade para uma nova organização da sociedade e um futuro sustentável.

FREDERICO CARVALHO é investigador científico, Presidente da Organização dos Trabalhadores Científicos. (www.otc.pt), Vice-Presidente do Conselho Executivo da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos.

Data: 
Terça, Maio 28, 2024 - 18:00

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS