A Direcção da UPP – Universidade Popular do Porto tem o prazer de tornar público, em formato digital e gratuito, o relatório anexo elaborado pelo Grupo de Investigação do Envelhecimento Activo da UPP intitulado “Olhares cruzados sobre o envelhecimento activo”.
Resultando de mais de três anos e meio de pesquisas, debates e tratamento de dados, que incluíram um inquérito, entrevistas a autarquias, debates públicos, um ciclo de cinema e muitas dezenas de reuniões do próprio grupo, o relatório centra-se sobretudo no estudo das representações sociais da velhice e dos diferentes olhares sobre o envelhecimento activo que influenciam os indivíduos e as instituições.
Muitas das preocupações e vertentes do envelhecimento activo, abordadas ou não neste trabalho, podem ser aprofundadas, designadamente as que se relacionam com as condições e as desigualdades sociais e os direitos na reforma. Neste tempo e no futuro, perante o verificado aumento da esperança de vida e a diminuição da natalidade, é imperioso que o Envelhecimento Activo contribua para assegurar uma necessária e justa promoção da saúde e o bem-estar para todos.
Estes “Olhares Cruzados sobre o Envelhecimento Activo”, centrando-se nas representações da vida em idade avançada, apelam à discussão do envelhecimento activo em todas as suas vertentes. Espera-se que, depois da leitura deste trabalho, o debate seja continuado.
A UPP orgulha-se de acrescentar este trabalho à sua lista de estudos científicos em várias disciplinas do saber, nomeadamente sociais, económicas, de história e do trabalho, incluindo os trabalhos do seu CDI – Centro de Documentação e Informação sobre o Movimento Operário e Popular do Porto que se encontram expostos em http://cdi.upp.pt/cgi-bin/arquivos.py?doc=apresenta_projecto_memorias&in...