Literatura

Apresentação do livro "Uma Pequena Luz Vermelha e outros poemas", de João Pedro Mésseder

Na próxima segunda-feira, 14 de Novembro, às 18h, na UPP - Universidade Popular do Porto, haverá uma conversa em torno de Poesia, História e Política, a propósito do livro "Uma Pequena Luz Vermelha e Outros Poemas" entre Rui Mota e João Pedro Mésseder, autor do livro,

PARTICIPAÇÃO LIVRE
Para participação por videoconferência, deverá ser feita inscrição para secretaria@upp.pt para posterior envio dos dados de acesso.

Data: 
Segunda, Novembro 14, 2022 - 18:00

À CONVERSA COM ANA MARGARIDA DE CARVALHO - 12 DE JULHO

No dia 12 de julho de 2022, terça-feira às 18,00 horas, na iniciativa "A Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", a convidada será a escritora Ana Margarida de Carvalho, sendo seu interlocutor o professor Mário David Soares.

A conversa decorrerá presencialmente na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 - Porto, mas pode também ser acompanhada por videoconferência.

PARTICIPAÇÃO LIVRE.
(No caso de desejar participar por videoconferência, envie inscrição para secretaria@upp.pt para receber no seu email o link de acesso).

Ana Margarida de Carvalho (n 1969), jornalista e escritora, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Como jornalista, trabalhou 25 anos na revista Visão onde foi editora e grande repórter, além de ter colaborado, entre outros, no Jornal de Letras, Revista Ler, Colóquio Letras e na SIC. Recebeu os prémios Revelação Gazeta (1994, Clube de Jornalistas de Lisboa), Nacional Abel Salazar (1995, Clube de Jornalistas e Homens de Letras do Porto) e Nacional Alexandre Herculano (1995, Clube de Jornalistas do Porto). Inicia a sua atividade como escritora em 2013 com o romance Que Importa a Fúria do Mar, que recebeu o Grande Prémio do Romance e Novela da APE. Em 2016, publica outro romance, Não Se Pode Morar nos Olhos de um Gato, sendo de novo vencedora do Grande Prémio do Romance da Novela da APE. Em 2019, publica novo romance, O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça. Publica dois livros de contos, Pequenos Delírios Domésticos (2017- Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da APE) e Cartografias de Lugares Mal Situados (10 Contos de Guerra) (2021).

Ficheiros: 
Data: 
Terça, Julho 12, 2022 - 18:00

À CONVERSA COM DOMINGOS LOBO - 15 de junho

Na quarta-feira, 15 de Junho, às 18h00, na iniciativa "A Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", o convidado será o escritor e crítico literário Domingos Lobo, sendo seus interlocutores o crítico literário e também poeta e escritor José António Gomes e a jurista Katia Castro.

Sessão presencial e por videoconferência

Domingos Lobo (n 1946) é romancista, dramaturgo, poeta e crítico literário, com vasta obra e diversos títulos premiados. Foi ator, encenador, programador cultural e é diretor do jornal A Voz do Operário. Editou “Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando” (1993, Prémio de Ficção Cidade de Torres Vedras), “As Lágrimas dos Vivos” (2005), “Território Inimigo” (2009), “Largo da Mutamba” (2015, Prémio Alves Redol 2013) e outras obras de ficção. Finalista do Prémio Leya em 2017, e agora publicado com chancela da Vega, “Faz Frio Neste Lado da Noite” (2022) é o seu último romance. No domínio teatral, é autor de “Cenas de Um Terramoto” (2010), “Não Deixes que a Noite se Apague” (2009, Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno) e “A Fome dos Corvos e Outros Pretextos Teatrais” (2020). “O Rosto em Ruínas” (2020) é um dos seus últimos livros de poesia, área em que também obteve distinções.

Participação livre
(para videoconferência inscreva-se por email para secretaria@upp.pt)

Data: 
Quarta, Junho 15, 2022 - 18:00

CURSO DE "INTRODUÇÃO À OBRA DE JOSÉ SARAMAGO"

No ano em que se iniciam as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, a UPP - Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a realização de um curso de "Introdução à Obra de Saramago" às terças-feiras às 16h30 a partir de 3 de Maio de 2022 até 12 de Julho, sob a coordenação do professor Mário David Soares.

Dirigido a todos aqueles que se interessam pela obra ímpar do único português laureado com o prémio Nobel da literatura, incluindo os jovens ou não jovens que se querem iniciar na leitura da sua obra, o curso conterá componentes essenciais da vida e da obra de José Saramago:

- abordará o contexto biográfico do autor e fará um percurso pela diversidade da sua produção literária

- impulsionará, a partir da leitura de textos dos seus livros, a descoberta da criatividade da sua obra, da atualidade das temáticas e da sua dimensão universalista

- refletirá sobre o impacto da sua obra na cultura nacional e sobre o seu reconhecimento internacional

Informe-se das condições de inscrição junto da secretaria da UPP

Rua da Boavista, 736  4050-105 PORTO
T: 226098641 – 963874167
secretaria@upp.pt

Ficheiros: 

À CONVERSA COM O ESCRITOR JOSÉ SOARES MARTINS - 18 de Abril

Na iniciativa "a Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", no dia 14 de abril de 2022, quinta-feira, às 18,00 horas, o convidado será o escritor José Soares Martins e o seu interlocutor será o crítico literário e também escritor José António Gomes.

Sessão presencial e por videoconferência.

Para conhecer a sua obra:
É poeta, contista, professor universitário e investigador na área da criminologia. Publicou livros de poesia: Ruínas e Bastiões (Chiado Editora, 2022) e três obras em co-autoria: Bicho da Seda (Poética, 2020), Ménage à Trois (Cordão de Leitura, 2011) e Setembro (Plenilúnio, 1984). Poemas e contos dispersos em várias publicações periódicas e colectâneas. É também poeta de letras para canções, por exemplo das bandas Jafumega (com o popular tema “Ribeira”), João C. Bom, Johnny Johnny e de outros intérpretes. Foi guionista, em colaboração autoral, numa sitcom para a RTP/Porto. Escreveu para espectáculos musicais, em coautoria, com Carlos Tê e João Monge. É autor de crónicas e folhetins publicados nos jornais Expresso, Comércio do
Porto, O Primeiro de Janeiro, e na revista do Jornal de Notícias.

Participação livre
Para a participação online, deve ser feita inscrição prévia para secretaria@upp.pt
(envie nome e email para remessa de link de acesso).

Data: 
Sexta, Abril 8, 2022 - 18:00

VIDEOCONFERÊNCIA: À CONVERSA COM RITA CRUZ

Um novo ano e a Universidade Popular do Porto à conversa com escritores regressa para se afirmar como iniciativa cultural na cidade do Porto, com extensão para todo o mundo por videoconferência.

No dia 13 de Janeiro, quinta-feira, às 18h00, a convidada é a jovem escritora Rita Cruz, que terá como interlocutor o crítico e também escritor José António Gomes.

Rita Cruz estreou-se como escritora com o romance No País do Silêncio em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos na área dos direitos humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta, passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália, vivendo atualmente na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal em www.ritacruz.org.

Participação livre, sujeita a inscrição prévia em secretaria@upp.pt
(envie nome e email para remessa de link de acesso).

Data: 
Quinta, Janeiro 13, 2022 - 18:00

JOÃO PEDRO MÉSSEDER NA UPP COM NOVO LIVRO

JOÃO PEDRO MÉSSEDER (nome literário de José António Gomes) estará na UPP no dia 14 de dezembro, terça-feira, pelas 18.00 horas, para nos falar do seu livro Estação dos Líquidos, com o qual obteve o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 2021.

Estação dos Líquidos é uma edição da Elefante Editores (com apoio da União das Freguesias de S. Pedro da Cova e Fânzeres).

A apresentação da obra estará a cargo da pedagoga e ensaísta Estela Rodrigues e será completada com leitura de poemas pelo autor, com o diálogo com o público e com uma sessão de autógrafos no local.

João Pedro Mésseder é autor de poesia, contos breves e livros para a infância e a juventude, além de investigador e professor do ensino superior. Obteve o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia pelo livro Fissura; o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância por Pequeno Livro das Coisas, e o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores para o melhor livro de literatura para a infância de 2016, pela obra De Umas Coisas Nascem Outras.

Participação presencial livre.

Quem deseje participar via zoom deve fazer a inscrição para secretaria@upp.pt (para depois receber os dados de acesso).

Data: 
Terça, Dezembro 14, 2021 - 18:00

Páginas

Subscribe to RSS - Literatura