A cidade atual encontra-se em processo de significativa transfiguração e perda progressiva das suas características. As recentes políticas relativas à taxação do arrendamento e do património, associadas ao desinvestimento por parte dos poderes públicos na habitação social e ao crescente domínio do turismo sobre as dinâmicas locais têm afetado profundamente a população e o seu direito à habitação.
Pretende-se, com este curso, fomentar a capacidade crítica e promover o debate sobre o panorama atual da habitação popular na cidade, perante o seu contexto histórico e atual. Cada sessão terá duas horas e endereçar-se-á a um conjunto de modelos habitacionais, sendo apontada a sua génese, as suas características e o seu estado atual.
1 – As formas de habitação operária privada até 1950
As ilhas, os bairros e as vilas operárias, as suas diferenças, a sua origem e os seus problemas ontem e hoje.
2 – Os grandes conjuntos habitacionais do pós-guerra
A promoção habitacional de iniciativa pública no Estado Novo. Os bairros municipais do Plano de Melhoramentos e da Federação das Caixas de Previdência. A problemática das estratégias adoptadas até à atualidade.
3 – Os modelos habitacionais durante e após a revolução de Abril
Os três modos de acção do Fundo de Fomento da Habitação - a iniciativa própria, o programa SAAL e as cooperativas de habitação – o seu entendimento arquitetónico, político e social à época da sua construção e nos dias de hoje.
4 – As políticas habitacionais da atualidade
Os problemas decorrentes da extinção do Fundo de Fomento da Habitação e das políticas associadas aos programas do Instituto Nacional da Habitação e a atualidade da questão do direito à habitação no atual processo de gentrificação associado às políticas relativas ao mercado de arrendamento, à tributação do património e ao turismo.