CHINA: UMA CULTURA EM EVOLUÇÃO

CURSOS DA UPP

CHINA: UMA CULTURA EM EVOLUÇÃO
Prof. Sara Ferreira da Silva
Segundas-feiras às 16H30

Apresentação:

Num momento em que a China se vai tornando cada vez mais visível aos olhos ocidentais, sem no entanto deixar de os confundir, este curso pretende oferecer uma orientação no sentido de combater a tentação do estereótipo fácil para dar a conhecer um país com uma história cultural plena de complexidade, em que não faltam os debates ideológicos internos nem o confronto, por vezes belicoso, com ideias adventícias.

O curso debruçar-se-á sobretudo sobre a evolução entre várias escolas do pensamento chinês (e respectivas práticas) ao longo de quatro milénios de história, relevando a sua interacção e influência mútuas e a sua relação com o contexto político, social e económico, a fim de evidenciar uma cultura muito menos uniforme e muito mais criativa e aberta do que é geralmente esperado.

Neste sentido, será evitado o enfoque excessivo e essencialista sobre figuras particulares (e.g. Confúcio, etc.), ou sobre dinastias estáveis e poderosas com grande produção cultural (e.g. Han, Tang), dando-se preferência aos momentos de crise e mudança de paradigma, em que é possível observar transformações radicais no modo de entender a realidade e o sujeito humano e na consequente forma de organizar a política e a sociedade chinesas.

Programa:

1. Transformações intelectuais no período dos Reinos Combatentes (ca. 475-221 ACE), Dinastia Qin (221-206 AEC) e Dinastia Han (206 ACE - 220 EC) – Origens do pensamento imperial chinês: o cultivo de si em Confúcio e em Laozi, o Mandato do Céu e o nascimento do sistema burocrático centralizado;
2. Transformações religiosas no período das Seis Dinastias (220-589) – Os Três Ensinamentos: Confucionismo, Taoismo e a “Conquista Budista da China” – novos rituais e escrituras e impacto na arte e na literatura;
3. Novas ortodoxias no período entre a Dinastia Song e a Dinastia Ming (960-1368) – O desenvolvimento do Neo-Confucionismo;
4. A China moderna (século XX) – Ciência, Mercado e Nação como novos valores da elite intelectual; expansão e sinificação do Protestantismo; destruição/resistência das organizações religiosas.

Objectivo geral:
Adquirir uma base geral de conhecimentos acerca da cultura chinesa e das suas raízes filosóficas, religiosas, políticas e socioeconómicas, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão da história das mentalidades do país e da sua influência na sociedade chinesa actual.

Docente:
Sara Ferreira da Silva
Tradutora e docente de língua chinesa. Iniciou os estudos de chinês e cultura chinesa em Portugal em 1997 e viveu 7 anos na China Continental, Macau e Hong Kong, onde estudou e trabalhou no âmbito da língua e cultura chinesas, tendo obtido um diploma de mestrado em Estudos Chineses na Chinese University of Hong Kong.