8ª VISITA DE ESTUDO DA UPP PELA ROTA DO ROMÂNICO - PELOS VALES DO TÂMEGA E SOUSA

A UPP - Universidade Popular do Porto organiza no sábado dia 12 de Novembro de 2022 a sua 8ª Visita de Estudo À Rota do Românico.

Num percurso orientado pelo técnico intérprete do património José Augusto Costa, da instituição "Rota do Românico", serão visitadas importantes obras patrimoniais românicas dos vales do Tâmega e Sousa e serão proporcionados agradáveis convívios.

O programa contempla:

- 08h.30 PARTIDA DA UPP
- IGREJA DE TABUADO
- IGREJA DE S. MARTINHO DE SOALHÃES
- ALMOÇO CONVIVIO / CASA DO LAVRADOR
- CAPELA DE FANDINHÃES
- “Souvenir gastronómico” na Casa dos Lenteirões
- 19h.30 CHEGADA À UPP (Previsão)

Consulte as inscrições no folheto anexo.

INSCREVA-SE

Data: 
Quinta, Setembro 22, 2022 - 13:45

CICLO À RODA DE SARAMAGO E DOS SEUS LIVROS

Continuando a comemorar o centenário do nascimento de José Saramago, a UPP - Universidade Popular do Porto promove em Setembro e Outubro um ciclo de sessões à volta da vida e dos livros do prestigiado autor português Prémio Nobel da Literatura.

Todas as sessões decorrerão às terças-feiras pelas 18h e poderão ser participadas presencialmente na UPP ou por videoconferência.

- 27 setembro: APRESENTAÇÃO DO FILME JOSÉ E PILAR
Realizado por Miguel Gonçalves Mendes - 2010

- 04 outubro: TODOS OS NOMES E ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Com Marta Silva e Mário David Soares

- 11 outubro: LEVANTADO DO CHÃO E HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA
Com Cátia Martins e José António Gomes

- 18 outubro: A VIAGEM DO ELEFANTE E A JANGADA DE PEDRA
Com Kátia Castro e Beatriz Bachá

Seis leitores partilham leituras pessoais de seis livros relevantes, da obra do Nobel da Literatura.

Este ciclo, além de uma primeira sessão de contextualização biográfica, terá três sessões em cada uma das quais dois leitores, de gerações diferentes, apresentam um romance de
Saramago, que os participantes serão, eles também, convidados a discutir, dando conta das suas próprias leituras.

Visões diversas que se cruzarão, complementando-se e proporcionando leituras críticas mais enriquecedoras da obra de um grande criador literário.

PARTICIPAÇÃO COM ENTRADA LIVRE
Para a participação online deve ser feita inscrição prévia em envio de email para secretaria@upp.pt

INSCRIÇÕES NOS CURSOS LIVRES DA UPP CONTINUAM ABERTAS

No arranque do novo ano letivo da UPP - Universidade Popular do Porto, estão à disposição dos alunos 27 cursos livres, dos quais 4 são novos.

As inscrições continuam abertas, com boas perspetivas de se poder reforçar a já confirmada boa adesão de antigos e novos alunos. Confia-se que este ano, com mais inscrições, haverá um renovado reforço de participação em cada um dos cursos e na vida da UPP em geral.

A qualidade dos orientadores e a diversidade dos cursos livres, bem comos os princípios de partilha coletiva dos saberes e dos convívios, asseguram aos alunos um ano de boas aprendizagens e de bons encontros pessoais.

Consulte os horários e as sinopses dos cursos constantes no folheto anexo.

As opções são variadas. A escolha é sua.

A UPP espera por si.

INSCREVA-SE!

À CONVERSA COM ANTÓNIO MOTA - 20 SETEMBRO

"A Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores" regressa de forma assinalável às salas da UPP no dia dia 20 de Setembro de 2022, terça-feira às 18,00 horas, numa conversa que terá como convidado o escritor António Mota e como interlocutor o também escitor e crítico José António Gomes.

A conversa poderá ser acompanhada presencialmente na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 - Porto, mas pode também sê-lo por videoconferência.

PARTICIPAÇÃO LIVRE.
(No caso de desejar participar por videoconferência, envie inscrição para secretaria@upp.pt para receber no seu email o link de acesso).

António Mota nasceu em 1957 em Vilarelho, Ovil (Baião). Foi professor do Ensino Básico. Escreveu cerca de uma centena de obras, tendo-se estreado em 1979 com o livro infantil "A Aldeia das Flores". Alguns dos seus livros estão publicados no Brasil e traduzidos para espanhol, galego e sérvio. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para "O Rapaz de Louredo", o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para "Pedro Alecrim", o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2006, categoria Livro Ilustrado) para “Se eu fosse muito magrinho”. A 6 de Junho de 2008, foi feito Oficial da Ordem da Instrução Pública. Em 2010, foi nomeado para os Prémios de Autor da SPA/RTP na categoria Literatura Infantojuvenil com “Pinguim” (Gailivro, ilustrações de Alberto Faria). Foi nomeado como candidato português ao prémio literário sueco Alma em 2013 e 2014. Em 2019 escreveu o livro para adultos “No meio do nada” e, mais recentemente, “Mensagens do Avô: Crónicas do Bicho Mau”. Romance e novela juvenis e conto para a infância são os seus terrenos de eleição como escritor.

Data: 
Terça, Setembro 20, 2022 - 18:00

JÁ EM CURSO AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE DIA DA UPP

Já se iniciaram e decorrem a bom ritmo as inscrições para os cursos de dia no ano letivo de 2022/2023 da UPP. Dum total já assegurado de 27 cursos livres, 4 dos quais novos, a oferta é variada e atrativa.

Pela reconhecida qualidade dos orientadores/professores voluntários e pela profunda ligação dos programas aos interesses culturais e sociais dos alunos, os cursos livres da UPP são também uma forma de participação na observação e discussão dos problemas do dia a dia e na valorização da vida cultural de cada um.

Associação cultural sem fins lucrativas, a UPP - Universidade Popular do Porto tem sido reconhecida pelo seu papel na promoção da cultura em múltiplas actividades. Premiada na área de educação e formação de adultos pelo Ministério da Educação e agraciada com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro da Câmara Municipal do Porto, em 2019.

Espaço de valorização pessoal e de partilha de saberes, a UPP oferece aos seus alunos um reforçado e diversificado leque de cursos.

A escolha é rica e é sua.

CONSULTE O HORÁRIO E A SINOPSE DOS CURSOS NO FOLHETO ANEXO

Informações e Inscrições na Secretaria da UPP
Rua da Boavista, 736 - Porto
Tel. 226098641

Solidariedade com Cuba! América Latina livre e soberana!

A UPP - Universidade Popular do Porto, em cooperação com o Conselho Português para a Paz e Cooperação, subscreveu o Apelo "Solidariedade com Cuba! América Latina livre e soberana!" cujo texto, divulgado pela Associação Amizade Portugal Cuba, partilha convosco.

Trata-se de uma necessária iniciativa de reafirmação da exigência do fim do bloqueio e da ação de desestabilização imposta pelos EUA contra Cuba, de solidariedade com Cuba e com todos os povos da América Latina que, tal como o povo cubano, defendem os seus direitos e soberania.

Associando-se a esta ação, que se iniciou no dia 14 de Julho em Lisboa, convidamos-vos a participar na sessão que terá lugar na segunda-feira, 18 de Julho, às 18h00, na Sede da Universidade Popular do Porto, Rua da Boavista, 736.

A sessão realizar-se-á no formato presencial na UPP mas poderá também ser acompanhada por videoconferência, havendo neste caso necessidade de inscrição prévia por e-mail para secretaria@upp.pt, após o que serão enviados os dados de acesso online.

Em anexo: o Apelo.

Saudações de Paz
Pela DN do CPPC
Ilda Figueiredo
Pela Direção da UPP
Sérgio Vinagre

Ficheiros: 
Data: 
Segunda, Julho 18, 2022 - 18:00

À CONVERSA COM ANA MARGARIDA DE CARVALHO - 12 DE JULHO

No dia 12 de julho de 2022, terça-feira às 18,00 horas, na iniciativa "A Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", a convidada será a escritora Ana Margarida de Carvalho, sendo seu interlocutor o professor Mário David Soares.

A conversa decorrerá presencialmente na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 - Porto, mas pode também ser acompanhada por videoconferência.

PARTICIPAÇÃO LIVRE.
(No caso de desejar participar por videoconferência, envie inscrição para secretaria@upp.pt para receber no seu email o link de acesso).

Ana Margarida de Carvalho (n 1969), jornalista e escritora, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Como jornalista, trabalhou 25 anos na revista Visão onde foi editora e grande repórter, além de ter colaborado, entre outros, no Jornal de Letras, Revista Ler, Colóquio Letras e na SIC. Recebeu os prémios Revelação Gazeta (1994, Clube de Jornalistas de Lisboa), Nacional Abel Salazar (1995, Clube de Jornalistas e Homens de Letras do Porto) e Nacional Alexandre Herculano (1995, Clube de Jornalistas do Porto). Inicia a sua atividade como escritora em 2013 com o romance Que Importa a Fúria do Mar, que recebeu o Grande Prémio do Romance e Novela da APE. Em 2016, publica outro romance, Não Se Pode Morar nos Olhos de um Gato, sendo de novo vencedora do Grande Prémio do Romance da Novela da APE. Em 2019, publica novo romance, O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça. Publica dois livros de contos, Pequenos Delírios Domésticos (2017- Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da APE) e Cartografias de Lugares Mal Situados (10 Contos de Guerra) (2021).

Ficheiros: 
Data: 
Terça, Julho 12, 2022 - 18:00

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS