REUNIÃO ABERTA COM ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO PORTO

No âmbito do inED - projeto financiado pela FCT, AprilGrassroots, Construir a Democracia - Associações Populares de Abril no Porto, vai realizar-se na Universidade Popular do Porto, na Rua da Boavista 736, em 15 de Fevereiro de 2025, às 15H00, uma Reunião Aberta com Associações de Moradores do Porto.

Participação Livre.

Data: 
Segunda, Fevereiro 3, 2025 - 15:45

ARTE URBANA NO PORTO, COM EUGÉNIA SOARES LOPES: 5 DE FEVEREIRO NA UPP

No dia 5 de Fevereiro, quarta-feira, às 18H00, realiza-se na UPP uma visita guiada a grafites do Porto, através de PowerPoint - com sua história, apresentada por Eugénia Soares Lopes, num olhar pessoal iniciado na relação da autora com Hazul.

Eugénia Soares Lopes: Professora da Universidade de Aveiro (aposentada). Coautora de álbuns de arte sobre o Porto (fotografia: Markus Zuber): «Porto sem fim | timeless» e «Porto, pedra e vozes - stone and voices». Autora do livro «Crisântemo Branco, Abril Rostos e Vozes Liberdade» (fotografia: Paulo Gaspar Ferreira). Autora de livros de poesia: poesia haibun (ilustração: Markus Zuber) e poesia haiku (ilustração: Hazul). Autora de livros de poesia: «Sonhos de Jardim - Garendreams» e «poemas e imagens» (fotografia: Markus Zuber); autora de livros infantojuvenis.

Participação presencial livre.

PARTICIPE!

Data: 
Quarta, Fevereiro 5, 2025 - 18:00

TRÊS POEMAS DE CAMÕES, COMO LER E PORQUÊ - À conversa com António Carlos Cortez em 6 de Fevereiro

A UPP, prosseguindo as comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, tem o prazer de anunciar que se realiza no dia 6 de Fevereiro, quinta-feira, às 18h00, a conferência TRÊS POEMAS DE CAMÕES, COMO LER E PORQUÊ, com António Carlos Cortez, poeta, professor, crítico literário e ensaísta.

ANTÓNIO CARLOS CORTEZ tem uma vasta obra poética, com mais de 15 livros de poesia publicados, e uma reflexão consolidada sobre a educação e a leitura. Durante 10 anos escreveu no jornal Público sobre Educação e Cultura e atualmente tem uma coluna no DN com o título “Directo à Leitura”.

Ler Camões, sabendo porquê e como, é, em simultâneo, uma homenagem ao grande poeta e um alerta para o modo como a escola estimula as gerações de alunos a apreciar (ou não) a sua genialidade.

Participação presencial livre.

Participação online, via zoom, com inscrição prévia, para posterior envio de link de acesso, no formulário AQUI

PARTICIPE!

Data: 
Quinta, Fevereiro 6, 2025 - 18:00

VISITA DE ESTUDO POR TERRAS DO VEZ E DO GERÊS

A UPP - Universidade Popular do Porto realiza em 1 de Março, sábado, uma Visita de Estudo por “Terras do Vez” e do “Parque Natural Peneda Gerês”.

Na descoberta do patimónio e de beleza natural, os vistantes serão guiados, nomeadamente, pela Porta do Mezio (Peneda-Gerês), pela Vila Histórica do Soajo, pelo Paço de Giela e pelo Centro Interpretativo do Barroco.

O património, a paisagem, as artes e os ofícios tradicionais de um espaço natural único e deslumbrante e os sabores e aromas das terras de Arcos de Valdevez tornarão inesquecível esta jornada!

PROGRAMA RESUMO (Provisório)

■ CHECK IN DE PARTIDA DA UPP: 07h.30
■ PORTA DO MEZIO (PENEDA-GERÊS)
■ SOAJO – ALDEIA HISTÓRICA
■ ALMOÇO CONVÍVIO
Restaurante Espigueiro do Soajo
■ PAÇO DE GIELA
■ CENTRO INTERPRETATIVO DO BARROCO
■ CHEGADA À UPP (Previsão): 21h.00
VISITAS GUIADAS

A “Porta do Mezio”, cuja principal finalidade é divulgar, informar e promover o Parque Nacional da Peneda Gerês, está dotada de vários equipamentos como o Centro de Receção e Informação, o Núcleo Museológico, Museu Rural, Espaço de Exposições, Oficina Temática, Parque da Biodiversidade, Parque “Complexo Agro-Silvo-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo”, Torre de Observação, Parque de Merendas e Piscina biológica.

A Vila Histórica de Soajo terá sido fundada no século I. O sistema de habitat de "brandas" e "inverneiras" é um marco referencial da maior singularidade e interesse etnológico e patrimonial, com formas particulares de vivência e organização social e económica. A Vila do Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros. O mais antigo data de 1782.

O Paço de Giela é um exemplar notável de arquitetura civil privada medieval e moderna, considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais. A sua origem está profundamente ligada à formação da importante “Terra de Valdevez”. Atualmente é visível a torre medieval bem como o corpo residencial, com janelas “manuelinas” e entrada fortificada, maioritariamente edificado no século XVI.

O Centro Interpretativo do Barroco está instalado desde 15 de Dezembro de 2018 na Igreja do Espírito Santo, uma das mais valiosas joias do Barroco português, classificada em 1977 como Imóvel de Interesse Público.

Consulte o programa detalhado no folheto anexo.

Mais informações e condições na Secretaria da UPP.

INSCREVA-SE!

Ficheiros: 
Data: 
Sábado, Março 1, 2025 - 18:45

O ambiente construído e a arquitetura face à inteligência artificial: Conferência na UPP em 30 Janeiro

A UPP - Universidade Popular do Porto promove no dia 30 de Janeiro, quinta-feira, às 18H00 uma conferência sobre "O ambiente construído e a arquitetura face à inteligência artificial", apresentada por FRANKLIM MORAIS, engenheiro civil e eletrónico (Phd com tese sobre Espaços e Edifícios Inteligentes), professor no curso de arquitetura da Escola Superior Artística do Porto, organizador desde 2011 da série de Symposia (7) e edição de livros (5, na Cambridge Schollars e Springer) “Formal Methods in Architecture and Urbanism”.

A Inteligência Artificial (IA) apresenta-se como uma nova tecnologia humana disruptiva, prenhe de grandes consequências para o futuro, num contexto histórico caracterizado por uma grave crise económica, de concentração de capitais, guerras, corrida aos armamentos, agravamento dos conflitos sociais e rápida agudização da sustentabilidade ambiental.

O impacto da IA no ambiente construído – às escalas do território, da cidade e do edifício, e na teoria e na prática do Urbanismo e da Arquitetura - merece a apresentação de um conjunto de reflexões sobre três áreas temáticas:

• as novas situações do mundo geradas pela IA que provocam alterações profundas no ambiente construído: que novas formas urbanas e arquitetónicas para as novas funções económicas e sociais;

• a intervenção e o papel dos vários atores na introdução da IA no ambiente construído - a populações, os agentes económicos e sociais e os profissionais / investigadores;

• as características das novas tecnologias da IA utilizadas como ferramentas do trabalho científico e tecnológico.

Reflexões sobre as três áreas temáticas

No primeiro tema vai-se refletir sobre as alterações da sociedade em que vivemos – aumento da produtividade, do desemprego, alterações do dia de trabalho, teletrabalho, alterações das relações de produção - que têm profundas consequências (a) no ambiente construído - nova ocupação da cidade, novos programas arquitetónicos, circulação e veículos autónomos, novos interfaces comunicacionais entre os seres humanos, cidade e edifício; e (b) também nas técnicas construtivas - automação acelerada, tratando do life-cycle…

No segundo tema serão consideradas as contribuições específicas dos vários intervenientes como agentes ativos num ambiente em desenvolvimento em relação ao qual alguns dos intervenientes são muito ativos e outros parecem estar numa postura passiva, se não mesmo de alheamento, no que diz respeito à automação inteligente quer do produto (o ambiente construído) quer da produção (a indústria da construção).

No terceiro tema, serão apresentadas ferramentas de IA disponíveis e em desenvolvimento e as possíveis e necessárias, e será feita uma avaliação das suas disponibilidades e deficiências.

PARTICIPAÇÃO LIVRE, presencial na UPP e por videoconferência - para a participação por videoconferência deve ser indicado o email para onde devem ser enviados os dados de acesso AQUI

Data: 
Quinta, Janeiro 30, 2025 - 18:00

Sessão Pública do CPPC: "VENEZUELA HOJE", 22 Janeiro na UPP

O CPPC - Conselho Português para a Paz e Cooperação promove no dia 22 de Janeiro às 18H00, na sede da UPP, uma sessão pública sobre a "VENEZUELA HOJE" com a participação deMary Flores, Embaixadora da Venezuela em Portugal, Rui Pereira, Professor Universitário, e Ilda Figueiredo, do CPPC.

A participação é livre e pode ser presencial ou pela internet. Para a participação pela internet deve ser feita a pré-inscrição AQUI

PARTICIPE!

Data: 
Quarta, Janeiro 22, 2025 - 18:00

CANCELAMENTO DA SESSÂO "TRÊS POEMAS DE CAMÕES, COMO LER E PORQUÊ"

Por motivos de saúde de um familiar, o professor António Carlos Cortez não poderá participar na sessão prevista para esta sexta-feira, 10 de Dezembro, sobre Luís de Camões, 

Por insistência do próprio, esta conferência, intitulada "TRÊS POEMAS DE CAMÕES, COMO LER E PORQUÊ", será reagendada para data posterior, que informaremos.

Com as nossas desculpas e os nossos cumprimentos,
A Direção da UPP - Universidade Popular do Porto

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS