Literatura

À CONVERSA COM RITA TABORDA DUARTE - VIDEOCONFERÊNCIA, 8 ABRIL

"A Universidade Popular do Porto à conversa com escritores" terá como convidada no dia 8 de Abril, quinta-feira, às 18H00, a escritora Rita Taborda Duarte. Nesta conversa, que visa conhecer a autora e a sua obra, o interlocutor será o também escritor e crítico literário José António Gomes.

A participação é livre, ainda que sujeita a inscrição prévia com envio de email para upp.secretaria@gmail.com

Rita Taborda Duarte, escritora, crítica literária e professora na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, nasceu em Lisboa, em 1973. O seu magnífico livro de poemas ilustrado As Orelhas de Karenin (Abysmo, 2019) foi finalista do Prémio Correntes d’Escritas 2021; publicou ainda Elogio do Outono (Homem do Saco, 2014), Roturas e Ligamentos (Abysmo, 2015) e outros volumes de uma poesia extremamente pessoal, em que se projeta a condição da mulher na sua relação com o outro, com o mundo, e se reflete sobre a própria escrita.

A Verdadeira História de Alice (Caminho, 2004), prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, foi apenas o primeiro de uma assinalável série de títulos de excelente qualidade, no campo da literatura para a infância e a juventude, livro selecionado para o Plano Nacional de Leitura tal como outros que publicou. Destaquem-se os últimos: O Leão sem Juba, o Elefante sem Tromba e a Casa sem Telhado (Caminho, 2020), Um Hotel de Imensas Estrelas (FEC, 2019) e Animais e Animenos e outros bichos mais pequenos (Caminho, 2017). Um conjunto em que o humor marca presença e em que se aborda o crescimento, a socialização, a superação dos medos, impondo a autora como uma das vozes mais originais, em Portugal, nesta área da criação.

Ficheiros: 
Data: 
Quinta, Abril 8, 2021 - 18:00

Conferência sobre "Envelhecimento e representações da velhice na obra de José Saramago" - NOVA DATA

«… dos velhos está tudo por dizer…»
Envelhecimento e representações da velhice na obra de José Saramago

Conferência por Luís Tarujo
Professor e investigador de literatura e língua portuguesa doutorado em Literaturas e Culturas Românicas com Pós-Doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Literatura Portuguesa Contemporânea sobre a obra de José Saramago, com investigação cientifica consubstanciada em diversas comunicações e bibliografia publicadas.

Terça-feira, 29 de outubro, 18h, na sede da UPP.

PF, consulte o folheto anexo.

CONFERÊNCIA - MARÍA TERESA LEÓN: A MEMÓRIA MELANCÓLICA DE UMA ESCRITORA SINGULAR

A Direcção da UPP- Universidade Popular do Porto e a investigadora em literatura espanhola Pilar Nicolás Martinez têm o prazer de convidar os associados e alunos da UPP e o público em geral para uma conferência na sede da UPP no dia 27 de Junho, às 18H00, sobre María Teresa León, escritora espanhola vinculada à Geração de 27 que, juntamente com outros escritores da sua geração, trabalhou nas primeiras décadas do século XX para melhorar o país e levar a cultura àqueles que a ela não tinham acesso, alimentando a esperança nos projectos reformistas implantados durante a 2ª República espanhola, participando na Guerra Civil em luta contra o fascismo e sofrendo o longuíssimo inverno do exílio.

Pilar Nicolás Martinez, doutorada em Literatura Espanhola e Teoria da Literatura e professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, conferenciará (em espanhol) sobre a importância de María Teresa León na literatura espanhola e da recuperação da sua obra na actualidade.

Para mais informações de apresentação de María Teresa León e de Pilar Nicolás Martinez consulte o folheto anexo.

Data: 
Quinta, Junho 27, 2019 - 18:00

A GUERRA CIVIL DE ESPANHA NA LITERATURA ESPANHOLA

Integrada no ciclo de conferências sobre a Guerra Civil de Espanha que a UPP vem promovendo, realiza-se na sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018, às 18H00, a conferência sobre A GUERRA CIVIL DE ESPANHA NA LITERATURA ESPANHOLA, por María del Pilar Nicolás Martínez, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Tal como as anteriores, esta conferência realiza-se na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 (perto da estação do metro Carolina Michaelis).

Compareça

Data: 
Sexta, Dezembro 14, 2018 - 18:00

O medo não pode ter tudo - Jacarandá, de Francisco Duarte Mangas

"O medo não pode ter tudo" - um debate a partir do romance «Jacarandá» de Francisco Duarte Mangas", com a presença do autor e comentários de Cristina Nogueira, na próxima 6ª feira, 20 de Novembro, pelas 18 horas, na sede da Universidade Popular do Porto.


Intervenção de Francisco Duarte Mangas

Data: 
Sexta, Novembro 20, 2015 - 18:00

André Maulraux em crise

Novo Curso>

4 SESSÕES NOCTURNAS, À TERÇA-FEIRA, COM INÍCIO EM 13 DE MAIO

Orientação:

Páginas

Subscribe to RSS - Literatura