Em 2 de março de 2024, sábado, a UPP - Universidade Popular do Porto realiza uma Visita de Estudo a Vila Nova de Foz Côa que contemplará o Museu do Côa, a exposição de Paula Rego “rutura e continuidade”, e o Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa.
O Museu do Côa, um dos maiores museus portugueses, proporciona ao visitante uma viagem no tempo, até à alvorada do desenvolvimento da Humanidade, quando surgiram as primeiras tentativas de representação simbólica enquadradas por uma nova relação do Homem com a natureza e pela emergência da Cultura. Três salas de contextualização e introdução à temática expositiva e quatro salas onde é apresentado o tratamento monográfico da arte rupestre do Vale do Côa,
A exposição “rutura e continuidade” apresenta obras do período do reconhecimento e afirmação de Paula Rego em Londres, durante os anos 80, e desenvolve-se a partir da apresentação de trabalhos que justificaram o reconhecimento internacional da artista, incluindo séries referenciais do seu percurso, como as litografias de Jane Eyre ou o conjunto de gravuras e pinturas “Sem título”, de 1998–2000, mais comummente conhecido como a série do aborto.
A visita ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa é essencial para dar a conhecer a criatividade dos homens e mulheres da Pré-história, através da arte que é também o reflexo do seu modo de vida. Pretende-se assim proporcionar um momento de descoberta do artista e da arte do Côa, como também de descodificação da arte paleolítica.
PARTIDA DA UPP: 06h.30
CHEGADA À UPP: 20h.30 (Previsão)
Consute o folheto anexo
Mais informações e inscrições na secretaria da UPP