No próximo dia 12 de Março, a UPP - Universidade Popular do Porto promove uma visita de estudo a Ribeira de Pena, a “Sintra de Trás-os-Montes” onde se pode desfrutar de uma das paisagens mais apaixonantes de Portugal.
Com um enfoque especial no roteiro camiliano de Ribeira de Pena, com Visita Guiada por técnico da Câmara Municipal, o programa, que decorrerá desde a partida na UPP às 7h.45 até à chegada prevista ao mesmo local às 19h.30, inclui:
- Museu da Escola
- Igreja do Divino Salvador
- Casa-Museu de Camilo em Friúme
- Almoço
- Capela da Nossa Senhora da Guia
- Ponte de Arame
- Casa do Barroso
- Tempo livre até às 18h.00
INSCRIÇÃO 60,00€
Pagamento no ato da inscrição. Mínimo de 40 inscrições
Inclui Transporte Bus, visitas guiadas, almoço e seguro AP
Consulte o folheto anexo
Dominado pela bacia hidrográfica do Tâmega, no seu curso médio, o concelho de Ribeira de Pena possui uma grande riqueza e variedade paisagística, com uma heterogeneidade única que a transformam numa atração para os visitantes. Não é por acaso que alguns apaixonados pela beleza destes locais chamam a Ribeira de Pena a Sintra de Trás-os-Montes.
O Roteiro Camiliano aproveita as passagens da vida e obra de Camilo Castelo Branco abrangendo locais percorridos pelo escritor em Ribeira de Pena ou referidos por este nas suas obras literárias.
O nosso cirandar contempla o seguinte guião: Museu-Escola, instalado numa antiga escola, edifício centenário situado no centro da vila que alia a exposição tradicional com a interatividade e os meios multimédia, atraindo visitantes de todas as gerações; Igreja Matriz do Divino Salvador, onde Camilo se casou aos 16 anos de idade com Joaquina Pereira de França, em 1841); Casa-Museu de Camilo, em Friúme, onde o escritor habitou entre 1840 e 1842; Capela da Nossa Senhora da Guia, padroeira do concelho, ligada a Camilo Castelo Branco; Ponte de Arame, embora não contemporânea do escritor, é alusiva a travessias do Tâmega referidas pelo escritor nas obras "Maria Moisés" e "Doze Casamentos Felizes; Casa do Barroso, em Bragadas, sobre a qual escreveu o conto "História de uma Porta".
Um roteiro que será acompanhado por técnico destacado pela Camara Municipal de Ribeira de Pena, com a abordagem às referidas obras e que alicia para a descoberta do concelho.