VISITA DE ESTUDO A PENICHE - 22 DE JUNHO

A UPP - Universidade Popular do Porto realiza no dia 22 de Junho de 2024 uma Visita de Estudo a Peniche, linda cidade portuária e piscatória repleta de património de relevância histórica e de uma cultura com forte ligação ao mar e uma gastronomia que sobressai a nível nacional.

Depois de um passeio matutino pelo Circuito pela Marginal Norte de Peniche, os visitantes terão no almoço a oportunidade de saborear uma caldeirada de peixe característica da região.

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o programa incluirá uma visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade situado na fortaleza de Peniche e recentemente inaugurado. A URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses apoia a UPP nesta visita.

FORTE DE PENICHE. MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E LUTA
A Fortaleza de Peniche é a imagem-postal mais identificativa da cidade. Esta fortaleza foi palco de alguns dos episódios históricos de maior peso no panorama nacional. Aliás, a praça-forte de Peniche foi construída como uma ilha-fortaleza inexpugnável, fulcral na defesa marítima de Lisboa.
Mas a fortaleza é sobejamente conhecida por ter sido uma das prisões políticas dos ativistas que se rebelaram contra a ditadura salazarista: 2.510 presos políticos cumpriram penas no Forte de Peniche.
Culminando o êxito do vasto movimento de opinião democrática que se opôs ao propósito inicial de instalar no Forte de Peniche uma unidade hoteleira, a inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, no passado dia 27 de Abril, foi acontecimento de grande relevo na passagem dos 50 anos sobre libertação de Portugal da ditadura fascista.

MARGINAL NORTE DE PENICHE
A costa de Peniche mostra uma sucessão de estratos de rochas sedimentares que apresentam vestígios desde a idade jurássica. É possível encontrar uma sequência de camadas rochosas que se foram formando ao longo de vinte milhões de anos.
Aqui existe até uma brecha vulcânica. Esses lugares são a Papôa e a Ponta do Trovão. Com o seu farol surge o cabo Carvoeiro. No promontório, impõe-se a Nau dos Corvos. Há quem considere este rochedo um verdadeiro cartão de visita de Peniche. Da marginal avista-se algo raro, um arquipélago, e isso é único em Portugal continental. À vista sobre o Atlântico, para o lado ocidental, fica o Arquipélago da Berlenga.

Consulte o programa completo no folheto anexo.
Mais informações e inscrições na secretaria da UPP.