Na Rota de Aquilino

Pelas Terras do Demo: da Serra da Lapa à Serra da Nave cirandando de Sernancelhe a Moimenta da Beira

"Uma vez um Homem
travou do bordão e partiu a correr
as sete partidas do Mundo.
Andoe, andou, até
que foi dar a uma
terra de que
ninguém tinha ideia..."

Aquilino Ribeiro

Eis em síntese a região que Aquilino Ribeiro tão bem descreveu nos seus romances. Em homenagem ao grande mestre e escritor, uma segunda visita de estudo às terras que ele eternizou como "Terras do Demo". Agora, cirandando de Sernancelhe a Moimenta da Beira.

Programa: 

10h.00 Santuário e Colégio da Lapa (Serra da Lapa), Sernancelhe
É, ainda hoje, santuário de peregrinação, tendo chegado a ser, a par com Santiago de Compostela, um dos mais importantes da Península Ibérica, recebendo peregrinos das sete partidas do mundo. Contíguo ao Santuário foi erigido em finais do séc. XVI o Colégio da Lapa, onde Aquilino estudou e que está tão presente na sua obra.

11h.00 Fundação Aquilino Ribeiro, Soutosa
Situada em Soutosa, onde viveu, acolhe memórias do escritor e o seu ambiente está presente em muitas das suas obras. A visita a esta quinta ajudará a compreender o mundo retratado pelo mestre e, quem sabe, despertar-nos a curiosidade de reler alguns dos seus pitorescos romances... mesmo antes de participar nesta atividade.

12h.30 Almoço serrano, em Ariz
- Entradas serranas
- Sopa
- Cozido de carnes variadas, com feijão escoado com couves-galegas - Sobremesa: Papas de milho com açúcar
- Vinho da região, sumos e água. Café

15h00 Centro histórico de Moimenta da Beira
Na Vila com história, no passeio pelo centro histórico poderá descobrir um núcleo arquitetónico formado por casas populares, moradias de gosto burguês e edifícios senhoriais, em que o elemento dominante é o granito.

16h30 Associação Gente da Nave (Serra da Nave), Alvite
Na parte superior do largo da Tulha, numa das ruelas antigas onde o granito embeleza as casas e onde laje edifica a rua desta pequena vila situada no Planalto da Nave, situa- se a Casa Museu Gente da Nave, fundada em novembro de 2000. Ali encontramos verdadeiras relíquias que em tempos enchiam as casas e a vida das populações.

Inscrições: 
52,5 euros Informações e inscrições: UPP - UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO Rua da Boavista, 736 | 4050-105 PORTO Tlf.: 226098641 | Fax: 226004335 Email: geral@upp.pt