VISITA DE ESTUDO À VILA MEDIEVAL DE PENEDONO

Programa: 

Nos limites da Beira e a um passo da Região Demarcada do Douro, a VILA MEDIEVAL DE PENEDONO, considerada uma das mais belas vilas de Portugal, será o centro das atenções dos visitantes da UPP no dia 1 de Fevereiro de 2020.

Todo o concelho é um prodígio da natureza e do engenho das suas gentes. Estas juntam-se para transformarem molhos de junça em belíssimas peças de artesanato, como os visitantes verão -ao vivo - no CENTRO DE ARTESANATO DE BESELGA.

No CENTRO HISTÓRICO domina o seu Castelo, erguido no século XI quase a mil metros de altitude. É um exemplo único de arquitetura militar, também conhecido como Castelo do Magriço porque, segundo a lenda, terá sido berço do célebre Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze da Inglaterra, imortalizado nos "Lusíadas" pela sua valentia e espírito de aventura. Além do Castelo, encontra-se também o seu altivo Pelourinho de gaiola.

Penedono exibe um valioso património edificado, consignado nas suas seculares igrejas e capelas, com destaque para as Capela do Calvário e Igreja Matriz, assim como o austero e majestoso Solar dos Freixos (Camara Municipal), onde os visitantes da UPP serão recebidos.

As primeiras civilizações que por ali permaneceram deixaram vestígios que ainda hoje são bem visíveis em todo o concelho, merecendo destaque a NECRÓPOLE MEGALÍTICA DE Nª Sª DO MONTE.

Os campos cultivados dividem o solo fértil com os grandiosos castanheiros e oliveiras, onde o NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO LAGAR DE AZEITE deixa garantida a preservação da memória de um modus vivendi às gerações vindouras.

Não perca a oportunidade desta visita. Não esqueça que as visitas de estudo da UPP esgotam rapidamente. Inscreva-se já. Depois pode ser tarde.