O presente ciclo procura discutir e reflectir sobre as práticas e discursos produzidos acerca da crise sistémica em curso, tomando como ponto de partida o filme 'Inside Job' que apresenta uma narrativa sobreo processo que culminou no crashde Wall Street em 2008.
Reconhecendo que o discurso fatalista das "inevitabilidades" e a exclusão de alternativas de saída à crise tem comduzido a uma visão limitada, parcelar e eficazmente dominante, esta iniciativa visa contribuir para o debate de alguns eixos importantes.
Num primeiro momento, ser;a debatida a origem da autonomização do capital financeiro, o seu papel dominante na fase atual do sistema capitalista e analisadas as atuais contradições e dinâmicas.
Num segundo momento, será discutido o papel das instituições de investigação e conhecimento na produção, suporte e difusão do pensamento e métodos de ação legitimadores das práticas e do discurso dominante.
Num terceiro momento, o tema será Portugal no contexto europeu, abordando as dinâmicas e consequências das pilíticas económicas e sociais, tendo como objetivo analisar e confrontar as diferentes visões sobre as tendências e opções para superar a crise
A Crise - Práticas e discursos- Inevitabilidades e alternativas
3 Sessões
Painel 1
Carlos Pimenta e Pedro Carvalho
7 Fevereiro - Quinta - 21.30
Painel 2
Madureira Pinto e Virgílio Pereira
14 de Fevereiro - Quinta - @1.30
Painel 3
Sérgio Ribeiro
21 de Fevereiro - Quinta - 21.30