Assinalando os 150 ANOS DA COMUNA DE PARIS, a UPP - Universidade Popular do Porto promove uma conferência-debate com Guilhermino Monteiro no dia 21 de Julho, quarta-feira, às 18.00h sobre essa experiência inovadora da criação e ação de um governo dos trabalhadores e das classes populares durante 72 dias em 1871.
Realizando-se na sede da UPP no formato presencial, com lotação limitada, e por videoconferência, a participação é livre mas sujeira a inscrição prévia com envio de e-mail para upp.secretaria@gmail.com
Inscreva-se indicando a opção presencial ou online.
-----------------------------------------
Os trabalhadores, os que tudo produzem e que nada usufruem, os que sofrem a miséria no meio da acumulação dos produtos, fruto do seu labor e do seu suor, deverão continuar a ser alvo de afronta? Nunca mais lhes será permitido trabalhar para a sua emancipação sem levantar contra eles um concerto de maldições? A burguesia, sua antecessora, que levou a cabo a sua emancipação há pouco mais de três quartos de século, que os precedeu na via da revolução, não compreende que hoje chegou a vez da emancipação do proletariado?
Este excerto do Journal officiel, de 21 de Março de 1871, a poucos dias da proclamação da Comuna, revela bem o grau de consciência de classe, de consciência política e até de consciência da História, a que tinha chegado o operariado parisiense. Entre a Festa da liberdade conquistada e a Tragédia das vidas humanas ceifadas em combate, permanecem como exemplo ntemporal, como legado para as gerações de hoje, a honra, a dignidade, a força do carácter revolucionário dos trabalhadores e trabalhadoras, soldadoscidadãos e cidadãs que quiseram, num «assalto aos céus» construir uma nova realidade humana.