No primeiro dia do programa promovido pela UPP sobre a Revolução de Outubro de 1917, em 4 de Novembro, sábado, pelas 16 horas, Silvestre Lacerda proferirá na UPP uma conferência subordinada ao tema:
Quando amanhecerá, camaradas? 1917 - História de uma Revolução.
Antecedendo a conferência, pelas 15 horas, será inaugurada na UPP uma exposição sobre a
Arte Gráfica na Revolução com 25 Cartazes Soviéticos
No centenário da Revolução Russa pretendemos dar a conhecer e reflectir sobre o processo histórico que conduziu os operários e camponeses russos à tomada do poder. A Revolução Socialista de Outubro de 1917 não foi fruto de um encontro de acaso, foi um acontecimento para o qual muitos contribuíram, desde as águas-furtadas às tipografias clandestinas, do atentado ao martírio, do exílio e deportação à instauração dos Sovietes.
Em plena I Guerra Mundial, o impacto da Revolução Russa foi enorme a abalou as potências beligerantes, incluindo Portugal, principalmente com a reivindicação de um cessar-fogo imediato e o estabelecimento da PAZ!
Não menos abalo, chegando mesmo a provocar o pânico entre a burguesia, foi a implementação dos decretos de distribuição das terras pelos camponeses pobres e a nacionalização dos meios de produção em mãos dos capitalistas, dando assim voz aos que queriam TERRA, PÃO e LIBERDADE!