Um homem que mudou a forma de pensar e de agir sobre o mundo

Assinalando os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, a UPP promoveu no dia 22 de Outubro uma conferência de Guilhermino Monteiro subordinada ao tema “Friedrich Engels - O homem e a obra”.
Professor de História do ensino básico e secundário e estudioso de temas sobre o marxismo, Guilhermino Monteiro desenvolveu a sua intervenção sobre os diferenciados aspectos da acção de Engels.
Começando por abordar a questão prática, ou seja a entrada na ação política que Engels, juntamente com Marx, desenvolveu durante mais de 40 anos, Guilhermino Monteiro centrou-se depois na apresentação de algumas obras, incluindo textos de Engels surpreendentemente dedicados a Portugal e incluídos numa pequena brochura que apresentou no fim.
Nessa brochura, intitulada “ENGELS NO CONSELHO GERAL DA INTERNACIONAL – AIT, 1870-1871 durante a guerra franco-alemã e a Comuna de Paris e outros textos”, são transcritas duas cartas do jovem Engels onde confessa o deleite de ler “Os Lusíadas” e onde considera que Portugal é uma nação muito respeitável.
Editada pela UPP, esta brochura pode ser adquirida em papel na secretaria da UPP ou descarregada em pdf em https://www.upp.pt/drupal/node/404
Guilhermino Monteiro evidenciou através do estudo das obras e da ação de Friedrich Engels que este, caminhando desde muito jovem em direcção ao movimento operário, desenvolveu juntamente com Karl Marx um pensamento e uma ação que marcaram decisivamente a história e a forma de olhar o mundo nos últimos 175 anos.

Mais fotografias em https://www.facebook.com/UniversidadePopulardoPorto/

Tema: