Um pouco por toda a parte, os germes do capitalismo foram-se desenvolvendo no seio da sociedade feudal, constituindo as revoluções burguesas o ponto culminante desse processo, ponto a partir do qual a implementação da nova ordem económica, social e política se acelerou, com base no controlo do poder politico pela burguesia. Nestas condições, a burguesia consolidou o capitalismo como sistema económico e social dominante. Este é o tema do livro A Revolução Francesa na história do capitalismo.
Avelãs Nunes em Do Capitalismo e Do Socialismo: Polémica com Jan Tinbergen republica uma polémica travada nos 1970s com Jan Tinbergen, primeiro Prémio Nobel da Economia, onde defende ser uma espécie de quadratura do círculo tentar separar o modo de produção capitalista da sua resultante acentuação das desigualdades, e discute os caminhos que existem para aqueles que entendem que o capitalismo não pode ser o fim da História.
à volta dos seus dois últimos livros – A Revolução Francesa na História do Capitalismo e Do Capitalismo e do Socialismo, polémica com Jan Tinbergen – ao jeito de tertúlia com a moderação de Sérgio Ribeiro , 11 e 12 de Julho