28 maio 2020 (Quinta-Feira) - 18,00 horas
Participação de ILDA FIGUEIREDO, presidente da direção nacional do CPPC; CARLOS ALMEIDA, investigador e prof. Universitário. Vice-presidente do MPPM e KATIA CASTRO LOPES, da direção da UPP Universidade Popular do Porto
---------------------
Prossegue a sistemática repressão sobre o povo palestino nos territórios ocupados por Israel e nas suas prisões, mesmo em tempos de pandemia o bloqueio à faixa de Gaza tem impedido a entrada de medicamentos e material médico, pessoal e ajuda humanitária necessária e urgente, o que implica a mais viva denúncia de todos os democratas e amantes da paz.
Assinalaram-se recentemente 72 anos da Nakba, termo árabe para designar a expulsão massiva da população palestina aquando da criação do Estado de Israel, a 15 de Maio de 1948. Esta catástrofe contém o sofrimento de um povo expulso da sua terra, privado do seu país e sujeito a todo o tipo de violência – de prisões arbitrárias a assassinatos, de massacres à humilhante segregação.
Entretanto, o atual governo israelita anunciou planos para, já no dia 1 de Julho, proceder a uma nova anexação de territórios palestinos
É neste contexto que o CPPC e o MPPM, em colaboração com a UPP, decidem realizar uma conferência para a qual vos convidamos, manifestando a solidariedade de sempre ao povo palestino e à sua heróica luta pelos seus legítimos direitos nacionais, nomeadamente a criação do seu Estado independente, soberano e viável nas fronteiras anteriores a Junho de 1967, com capital em Jerusalém Oriental, a libertação dos presos palestinos, o fim dos colonatos e o direito ao regresso dos refugiados.
Entrada livre, sujeita a inscrição prévia
Enviar pedido de inscrição para upp.secretaria@gmail (com nome, email e telemóvel, para remessa de senha de acesso).